top of page

PROJETOS:

NOVO ACESSO AO CENTRO CULTURAL DE VENDA NOVA

O CENTRO CULTURAL DE VENDA NOVA: constitui-se área de interesse comunitário e acadêmico para desenvolvimento de projetos culturais, oficinas, seminários, integração social, além ter um papel fundamental na proposição de conservação patrinomial, reabilitação e recuperação ambiental, sendo uma das soluções possíveis, parcerias entre instituições acadêmicas, a PBH, a comunidade, representada por este Conselho, é até mesmo a própria COPASA. 

 

 

 

  • CONSTRUÇÃO DA “PASSARELA” ou PONTE DE LIGAÇÃO ao CCVN, sobre a barragem de contenção da Liege, com acesso aos portadores de necessidades especiais, uma vez que a Avenida Liege/República, contem um movimento maior e mais fácil aos visitantes e usuários; Atualmente o CCVN é um lugar desconhecido entre muitos moradores de Venda Nova, e até mesmo da própria vizinhança, muito se deve ao acesso ao CCVN, que é feito pela Rua José Ferreira dos Santos, uma via de acesso secundário ao bairro Novo Letícia, com iluminação insuficiente, pouco movimento de carros e um fluxo local de moradores, em uma área residencial sem a existência de comércios.

  • INSTALAÇÃO DE GRADES: em substituição do atual muro do CCVN, garantindo assim, maior visibilidade e segurança para seus participantes e funcionários, estas grades já estão disponíveis no CCVN, doadas pela FMP, aguardando o projeto e a execução; 

  • MUROS DA BACIA: Inclusão de parte dos muros da bacia de contenção e do CCVN em projetos de “telas urbanas”, ou patrocínio de grupos de grafite e artistas da região, para maior valorização desse tipo de cultura em Venda Nova;

  • GRADES DE CERCAMENTO: As grades já estão disponíveis no CCVN, foram doadas pela Fundação Municipal de Parques. A necessidade de instalação dessas grandes, se faz, a partir do momento que elas darão maior visibilidade aos eventos e atividades no CCVN, além de promover maior segurança aos visitantes e funcionários do local. Ressaltamos ainda o grande valor histórico dessas grades, uma vez que estas fizeram parte do cercamento original do Parque Municipal de Belo Horizonte.

 

O MIRANTE DE VENDA NOVA:

Com vista privilegiada, o Parque Serra Verde (gerenciado pelo Governo do Estado de MG), dispõe de uma área, localizada próximo à Vila Antenas Bairro Nova York, a qual foi concebida pela natureza para ser o Mirante de Venda Nova, nos prestigiou com um Mirante natural, às margens da Serra Verde de frente para Venda Nova e ao fundo a Cidade Administrativo e a Mg 010, utilizada já pelos moradores de Venda Nova com um ponto turistico em Venda Nova.

 

Mais uma vez, a proposta do Mirante em Venda Nova se faz pertinente, pois subjaz à proposta não somente da requalificação do patrimônio natural, paisagístico e turístico, mas todas as possibilidades a serem engendradas a partir de sua construção, em termos de ampliação do acesso da população à VENDA NOVA, por exemplo. A circulação na local pode promover o resgate da vivência comunitária, estimular o comércio, se constituir em mecanismo de controle social por parte da população em relação aos equipamentos públicos, ampliar a consciência de pertencimento e responsabilidade pela coabitação nos espaços coletivos que são os bairros.

CHAFARIZ COMUNITÁRIO:


Esta é uma demanda histórica, já tendo perpassado várias administrações. Sua viabilidade adequada depende de algumas ações conjuntas (PBH/COPASA) para o tratamento da água que se encontra com alterações, comprometendo sua potabilidade, devido a existência de fossas que contaminam o lençol freático.

 

A nascente está localizada na propriedade do munícipe José Teixeira e tem outra soterrada em frente à sua casa e que necessita ser recuperada para compor o reservatório atual, estimado em 25 mil litros³. Contudo, enquanto não se traça um plano de ações neste sentido, o Chafariz poderá ser viabilizado provisoriamente, através de um Filtro Industrial, acrescido de uma torneira com sensor e demais acessórios de instalação. (estima-se que o custo total é de aproximadamente R$3.000,00);

RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES

NASCENTES: Desenvolver ações de proteção, conservação e recuperação da(s) nascente(s)2 no terreno do CCVN e Bacia de Contenção, favorecendo o aumento de vazão, controle de processo erosivo e diminuição do assoreamento do córrego do Vilarinho, ajudando na prevenção de enchentes. elaboração e execução de projetos de proteção e cercamento da(s) nascente(s) existente(s) dentro do terreno da bacia de Contenção e do CCVN, fazendo um levantamento topográfico local, uma identificação geológica e geomorfológica, com classificação do tipo de solo, assim como o desenvolvimento de técnica de re-vegetação com resgate e transplante de plântulas no perímetro da nascente, possibilitando inserção de espécies nativas com baixo custo e sem necessidade de aquisição de mudas e um parceria para instalação de um programa de educação ambiental com a comunidade, com apoio e participação entidades públicas e privadas.

bottom of page